VIII Encontro Mineiro de Educação Matemática

O ensino da matemática na diversidade e no combate à injustiça: reflexão e ação

 

O evento acontece no Campus Pontal da UFU

O Campus Pontal, criado em 2006, situa-se em Ituiutaba (MG), no bairro Tupã, em uma área de 500 mil m². São ofertados 11 cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento, além de dois cursos de mestrado, todos vinculados à Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP).
O curso de Matemática da FACIP/UFU oferece duas modalidades de formação profissional: Bacharelado em Matemática (turno integral) e Licenciatura em Matemática (turno noturno).
A Licenciatura em Matemática da FACIP/UFU tem duração de 4,5 anos e é direcionado, principalmente, para pessoas interessadas em atuar profissionalmente nos segmentos de Ensino Universitário, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Pesquisas em Educação Matemática e Consultoria.
A cidade de Ituiutaba está localizada no centro do Triângulo Mineiro e possui uma população de aproximadamente 100 mil habitantes. É referência para as demais cidades localizadas num raio de 100 km em torno dela, sendo considerada um polo universitário.

Agência de turismo oficial do evento

A Falne Turismo será a agência de turismo responsável pelo VIII EMEM. Faça suas reservas (passagens aéreas, hotel e translado).:

     Endereço: Rua Vinte e Quatro n.° 878, sala 06

     Telefone: 34 3271-0040

     Ituiutaba-MG / CEP 38300-078

 

Histórico

O Encontro Mineiro de Educação Matemática (EMEM) é, atualmente, o maior evento acadêmico-científico na área de Educação Matemática de Minas Gerais. Ele reúne professores e pesquisadores de diversas instituições mineiras e também de outros estados.

O I EMEM aconteceu em Ouro Preto (UFOP), em dezembro de 1997; o II EMEM foi realizado em Belo Horizonte (UFMG), em dezembro de 2000; o III EMEM foi novamente realizado em Belo Horizonte (UFMG), em novembro de 2003; o IV EMEM foi realizado em Diamantina (FEVALE); o V EMEM aconteceu em novembro de 2009, em Lavras (UFLA); e o VI EMEM aconteceu em novembro de 2012, na cidade de Juiz de Fora (UFJF). O VII EMEM foi realizado em São João Del Rei (UFSJ), em 2015 - esta última edição contou com  570 participantes.

Ressalta-se, ainda, o notável avanço científico da área de Educação Matemática em Minas Gerais, o que pode ser comprovado pelo número crescente de cursos de Pós-graduação Lato e Strictu Sensu que são oferecidos por diversas Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, não só da capital, como também do interior do estado.

Objetivos

Público Alvo